O artista inglês Austin Osman Spare nasceu em Londres em 1886 e se interessou por temas relacionados ao ocultismo desde muito cedo, especialmente depois de ler escritos de Madame Blavatsky, Eliphas Levi e Cornelius Agrippa. Sua arte chamou a atenção de Aleister Crowley, que acabou se tornando patrono e amigo de Spare. Dotado de uma visão muito específica acerca do mundo da magia, Spare desenvolveu seu próprio pensamento mágico, baseado em conceitos herdados do yoga e do esoterismo oriental.
Seu pensamento filosófico, escrito na forma de aforismos e fragmentos, é também uma crítica à sociedade e um diálogo com o pensamento contemporâneo, com a psicologia e a psicanálise.
Reinventou o modo de usar sigilos, o que teria grande influência na cultura ocultista moderna, e criou boa parte de suas ilustrações e pinturas pela técnica do desenho automático. Spare faleceu em 30 de dezembro de 1956. Ao longo de quase 70 anos depois de sua morte, seus livros foram editados de maneira esparsa, em edições de pequena tiragem, que hoje são verdadeiros objetos de colecionador.
SOBRE ESTA EDIÇÃO:
Pela primeira vez em português, e em iniciativa inédita no mundo, a obra de um dos maiores artistas e ocultistas do séc. XIX finalmente é publicada no Brasil. O livro é dividido em quatro partes e contém ensaios introdutórios, a obra escrita de AOS e grande parte de sua obra visual.
CONTEÚDO:
Parte 1: Ensaios introdutórios de Alan Moore, Kenneth Grant, Robert Ansell, Rogério Bettoni, Octavio Stevaux e Lucas Fier.
Parte 2: Obra escrita de Austin Osman Spare: Terra Inferno, O Livro do Prazer, O Foco da Vida, Desenho Automático, Anátema de Zos, O livro de Zos vel Thanatos (contendo Logomaquia de Zos, Grimório Zoético de Zos e Palavra Viva de Zos). Inclui os textos conhecidos como “Sabá das Bruxas”, “Mente a Mente e Como” e “Axiomata”.
Parte 3: Cadernos de desenho e ilustrações: Livro dos Sátiros, The Starlit Mire, Ex-Libris, Livro do Êxtase Feio, O Livro de Desenhos Automáticos, Vale do Medo, Aventuras no Limbo, além de imagens de “Dois Grimórios” e uma ampla seleção de obras de arte de Spare.
Parte 4: Pinturas, desenhos e ilustrações de Austin Osman Spare.
FICHA TÉCNICA:
Organização: Rogério Bettoni
Introdução: Alan Moore
Tradução: Rogério Bettoni, Bruno Costa, Maíra Mendes Galvão, Gisele Eberspächer e Adriano Scandolara
Leitura final: Antônio Neto, Gabriel Nogueira
Capa: Marcela Gontijo
Páginas: 880
Formato: 16,5 x 24cm
Peso: 2000g
Acabamento: Capa dura
ISBN: 978-65-88801-04-8
Loja da Palimpsestus, editora independente e oficina de ideias em arte, crítica, ocultismo, literatura, poesia e tradução.